O 1º Fórum Brasil das Águas, realizado de 5 a 9 de agosto em Foz do Iguaçu, no Rafain Palace Hotel & Convention, reuniu diversos participantes de todo o Brasil, incluindo gestores públicos, representantes da sociedade civil, academia e setor privado, ONGs e outros. O evento, promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) com apoio do Governo do Paraná, teve como objetivo fortalecer a gestão de recursos hídricos no país por meio de diálogos sobre políticas públicas, mudanças climáticas, uso racional da água, inovação e financiamento de projetos.
O Fórum destacou a importância da água no desenvolvimento sustentável e na agenda política, com foco na adaptação às mudanças climáticas. E marcou a criação do Conselho Latino-Americano da Água, voltado para a melhoria das políticas públicas de recursos hídricos na América Latina.
Hélio Suleiman e Beatriz Vilera, respectivamente Diretor Presidente e Diretora Técnica da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), participaram do evento. Durante o painel “Compartilhando Projetos e Experiencias Exitosas” a Diretora Técnica Beatriz Vilera, apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (PGIRS-AT), onde abrange 42 municípios (todos da bacia do Alto Tietê e da Região Metropolitana de São Paulo) e está em elaboração de forma participativa, com a realização de cinco oficinas regionais e uma audiência pública. O Plano deve trazer como resultado a gestão adequada dos resíduos sólidos sobre seus aspectos ambientais, econômicos e sociais, obedecendo as prioridades da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além de debates técnicos, o evento incluiu a participação de mais de 500 jovens e 1.500 crianças em atividades lúdicas sobre sustentabilidade, com um foco especial em fortalecer o engajamento de crianças e jovens nos diálogos e na educação relacionada à água. Essas pautas foram integradas às discussões principais para promover uma abordagem inclusiva e preparar as novas gerações para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
1° dia de visita das escolas no estande do Fórum Paulista e demais estandes
2° dia de visita das escolas no estande do Fórum Paulista e demais estandes